Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Correios apresentam "Concerto de Ispinho e Fulô" - Circulação Nacional

Correios apresentam “Concerto de Ispinho e Fulô” -Patativa do Assaré: um abraço e um bordado-



Os Correios apresentam  a circulação nacional do espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô – Patativa do Assaré: um abraço e um bordado, da Cia do Tijolo. A circulação percorrerá sete estados e 13 cidades brasileiras com o propósito de disseminar a inigualável obra do poeta Patativa do Assaré, construindo assim uma espécie de cartografia literária afetiva do sertão.

A grande abertura do circuito acontece no Ceará, momento em que Patativa abraça a sua terra natal. Com apoio da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado do Ceará, Concerto de Ispinho e Fulô se apresenta, nos dias 9, 10 e 11 de julho, em Fortaleza, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN), com entrada gratuita.

Em seguida o espetáculo segue para Assaré onde se apresenta, no dia 15 de julho, no Memorial Patativa do Assaré. Ali na terra onde nasceu o poeta a Cia do Tijolo realiza um bate papo com artistas e a população local sobre a montagem do concerto e a obra do poeta.

No dia 16 de julho, o espetáculo faz apresentação no Crato, no Caldeirão da Santa Cruz, para homenagear o beato José Lourenço e mostrar o engajamento político do poeta Patativa.

UM CONVITE A INFINITOS ABRAÇOS



Patativa foi um brincante da palavra, que deu forma visível às belezas e misérias do Cariri, falando da sua realidade local e do sertão para falar do humano. Na dramaturgia construída pela Cia. do Tijolo, o poeta abraça vários artistas que também ajudaram o Brasil a pensar o sertão e a construir parte da nossa identidade nacional. Patativa abraça o sertão metafísico de Guimarães Rosa; abraça Fabiano e Sinhá Vitória nas palavras secas de Graciliano Ramos; abraça os repentes certeiros de Zé Limeira e Zé da Luz; abraça o sertão duro e mítico de Euclides da Cunha.

Desse modo, Concerto de Ispinho e Fulô faz uso da poesia para criar e desconstruir, ensinando o público a olhar para si mesmo de outras formas, olhar para a sua origem, cosendo e descosendo identidades, exercitando a liberdade, e conhecendo um pouco mais da história do país.

O espetáculo é um “concerto musical” – encenado e cantado por meio de músicas de compositores brasileiros, como Luiz Gonzaga, Hermínio Bello de Carvalho, Nelson Cavaquinho, além de composições próprias da Cia do Tijolo.

Ganhador do Prêmio Shell 2009 na categoria Música e do Prêmio CPT 2009 na categoria Projeto Sonoro, Concerto de Ispinho e Fulô traz na sua bagagem a incrível marca de 200 apresentações em mais de 60 cidades do Brasil e algumas do exterior, sendo visto por cerca de 40 mil pessoas.

CIRCULAÇÃO NACIONAL

Os Correios apresentam Concerto de Ispinho e Fulô que realizará uma circulação em nível nacional, percorrendo sete estados e 13 cidades brasileiras – sempre visitando uma capital e uma cidade de pequeno porte, cuja história dialogue com temáticas mobilizadas pelo espetáculo. Serão 30 apresentações gratuitas, seguidas de workshops e bate papos, com o objetivo é descentralizar a oferta cultural do país, divulgando a poesia de Patativa para um público aproximado de seis mil pessoas.

O formato da circulação foi idealizado pela Cia. do Tijolo para percorrer fisicamente os caminhos que Patativa do Assaré percorre em seu percurso dramatúrgico. Assim, a circulação começa no Ceará, primeiro em Fortaleza e depois segue para Assaré – a terra de Patativa, e para o Crato para homenagear o Beato José Lourenço; em seguida entra na Paraíba para abraçar os poetas Zé da Luz e Zé Limeira em Itabaiana e João Pessoa; o terceiro estado é Pernambuco, ali nas cidades de São José do Egito e Recife acontece o abraço a Paulo Freire – o pensador que criou uma pedagogia que dialoga diretamente com os saberes de Patativa e a forma que encontrou para nomear o mundo e dele tirar suas belezas.

A circulação continua por Alagoas, em Maceió e Palmeiras dos Índios para abraçar o escritor Graciliano Ramos; depois segue para Bahia passando por Feira de Santana, Salvador e Canudos para homenagear Antônio Conselheiro. Em seguida entra no sertão das Minas Gerais, e visita Belo Horizonte e a pequena Cordisburgo para abraçar o grande escritor João Guimarães Rosa. O espetáculo termina sua circulação no Rio de Janeiro para abraçar Euclides da Cunha e sua obra “Os Sertões”.



 “Na busca de querer saber quem nós somos, ‘Concerto de Ispinho e Fulô’ é uma preciosa ajuda”. (Trecho da crítica de Barbara Heliodora. Em: O Globo, 27/04/2012).

WORKSHOPS E OFICINAS




Em cada estado, além das apresentações do Concerto de Ispinho e Fulô, haverá encontros com grupos da região, intercâmbios para troca de experiências, workshops de dramaturgia nas capitais e debates com temas específicos em todos os locais de apresentação.

Essas atividades fazem parte do processo de produção do conhecimento da Cia. do Tijolo, que sempre busca dialogar com os artistas locais, construindo novas redes, processos e espaços de criação coletiva.

A seguir a lista dos encontros:

8/julho | Fortaleza (CE) – Workshop de dramaturgia - Local: Teatro José de Alencar
15/julho | Assaré (CE) – Após o espetáculo / Debate: Patativa do Assaré e bardo sertanejo
17/julho | Paraíba (PB) - Após o espetáculo / Patativa abraça Zé da Luz e Zé Limeira 
20/julho | João Pessoa – Workshop de dramaturgia - Local: Auditório 3 da Funesc (acesso rampa 1) 
23/julho | Itabaiana (PB) – Após espetáculo Debate: Poetas e a terra
24/julho | Pernambuco (PE) - Patativa abraça Paulo Freire
25/julho | São José do Egito (PE) –Workshop de dramaturgia - Poeta e a leitura do mundo /  Local: Escola Naná Patriota
28/julho | Recife (PE) – Workshop de dramaturgia: Patativa e Paulo Freire – Lendo o mundo e lendo as palavras/ Local: Teatro Hermilo Borba
02/agosto | Alagoas (AL) - Patativa abraça Graciliano Ramos 
03/agosto | Maceió (AL) – Workshop de dramaturgia
07/agosto | Palmeira dos Índios (AL) – Workshop de dramaturgia: Um mundo cheio de Preás – literatura e engajamento político.
10/agosto | Canudos (BA) – Workshop de dramaturgia: Canudos e Caldeirão - Antônio Conselheiro e Beato José Lourenço
14/agosto | Salvador (BA) - Workshop de dramaturgia
20/agosto | Belo Horizonte (MG) - Patativa abraça Guimarães - Workshop de dramaturgia
24/agosto | Cordisburgo (MG) - Workshop de dramaturgia: Sertão real e sertão metafísico
03/setembro | Rio de Janeiro (RJ) - Patativa abraça Euclides da Cunha: Workshop de dramaturgia Migrações

VÍDEOS



REALIZAÇÃO

A circulação nacional do “Concerto de Ispinho e Fulô – Patativa do Assaré: um abraço e um bordado” conta com a coordenação geral das empresas EmCartaz Empreendimentos Culturais e Spiral Criativa, ambas do Rio de Janeiro e integrantes da Incubadora Rio Criativo.


FICHA TÉCNICA

Direção Rogério Tarifa
Direção Musical William Guedes
Dramaturgia Cia do Tijolo
Supervisão Dramatúrgica Iná Camargo
Atores Dinho Lima Flor, Fabiana Barbosa, Rodrigo Mercadante, Karen Menatti, Thaís Pimpão
Atriz convidada Cris Raséc
Músicos Jonathan Silva, Aloísio Oliver, Maurício Damasceno
Músico convidado Anderson Areias, Marcos Coin
Composições Jonathan SilvaDinho Lima Flor
Figurino e Cenografia Silvana Marcondes e Cia do Tijolo
Consciência Corporal Érika Moura
Coreografia Jorge Garcia
Iluminação Fábio Retti
Comunicação Visual Fábio Viana
Edição de material gráfico Fernando Alax
Fotografia e Cenotecnia Alécio Cézar
Assessoria de Imprensa Breno Procópio – Diversa Cultural
Produção e Realização Cia do Tijolo, EmCartaz Empreendimentos Culturais e Spiral Criativa
Gestão e administração EmCartaz Empreendimentos Culturais e Spiral Criativa

APRESENTA







AGRADECIMENTOS

Gostaríamos de agradecer em nome da Spiral e EmCartaz pelo apoio e credibilidade de todas as pessoas da Cia do Tijolo pela parceria, não só da equipe, mas de familiares e amigos, parceiros de trabalho e fornecedores, que apoiaram direta e indiretamente esse grandioso circuito tornando viável a difusão da arte, poesia, teatro e música por esse “mundo” do nosso Brasil!

Nosso muito, muito obrigado em especial as amigas e parceiras envolvidas no suporte desse projeto; Fabíola Buzim e Samara Martins, aos queridos e sempre parceiros Fernando Alax, Mário Pragmacio, Hilário Fonseca, Gyl Giffony, Ivina Passos, Monique Cardoso e Duda Lemos, ao parceiro Sidney Malveira do Teatro Novo, Guilherme Sampaio, Dane de Jade, Pedro Domingues e Selma Santiago, Nanego Lira e Ângela Fernandes, Renata Mora, Edilson Alves e Bruna Lessa.

Agradecimentos aos amigos e parceiros investidores desse Projeto até hoje no www.catarse.me/ciadotijolo.

Muito, muito obrigada Raquel Oliveira, Theresa Dalme, José Guilherme Pereira Leite, Leonardo S. B. e Ana Carolina S. A., Giuliana Cerchiari, Sandra Ranuzia Almeida de Morais, Eugênia Maria Silveira Rodrigues, Guilherme Gomes Cavalcante Ferreira, Selma Bustamante, Jorge Filó, Carlos Café, Renato, Estevão Marcos Armada Firmino,Daniela Ferraz, Eugênia Maria Silveira Rodrigues, Daniela Kuperman, Celia Regina Barboza Ramos, Laiza Menegassi, Lucas Mauro, Cassia Sandoval, Adriano Maranhão, Doralice, Marcos Felipe de Oliveira, Iara Veloso Mansur de Castr, Ana Luiza Lima, Laurent Tran, Laila Miranda Garin, Cibele, Cristina Maria Coin de carvalho, Camila Oliveira, Claudia Godinho Peria, Juliane Andrade Silva, Ulysses Moreira Formiga, Jurema Souza Dias, Lindalva Souza, Marco Felipe Castro da Silva, Leandro Beserra Avila, Kátia Arruda, Paula Sergipense Oliveira, Urias Vasconcelos, Guilherme Dearo, Gisele Cova dos Santos Rodrigues, Geovana Patricio, Maria de Fátima Castro da Silva, Isis Akagi, Cecília Mogadouro Franco, Inês Fabres Robaina, Camila Rocha de Lima, Luana Guidorzi Gurther, Cris Tiane, Jamile Rai Gonçalves, Luciana Alvares, Juli Codognotto, Augusto Valente, João Luís Sampaio Olímpio, Sylvinha Zonari, Herácliton Caleb, Claudia Guazzelli Charoux, Paola Schechtmann, Jacinta Teixeira, Katia Affonso Manfredi, Roberto Mello da Costa Pinto,Silvia Regina Klenk Serra, Douglas Fernandes de Souza,Carolina Santos Taqueda, Ariane Martins, Robson Silva da Silva, Fabiola da Silva Buzim, Luiza Teixeira de Almeida, Hugo Adrião, Samara Martins, Thopson Dias Loiola, Thércio Assunção Gomes Leite, Letícia Carneiro da Silva, Adilza Cristina!!!

 Quem ainda quiser e puder colaborar ainda restam alguns dias é só clicar no link e escolher a contribuição que se adequa ao seu perfil: www.catarse.me/ciadotijolo


Nenhum comentário:

Postar um comentário