Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Talvez tudo comece antes mesmo de começar




E sob o bucho aberto do céu em prantos saímos da cidade de São Paulo rumo a Paulo Afonso, Bahia. Começou antes de começar. Porque semana passada numa pausa de lanche de camarim regado a pinhão e sanduíche de queijo, tentávamos dividir as expectativas da estrada com o "Concerto de Ispinho e Fulô". Na ocasião apresentávamos o "Cante lá que eu canto cá" no Centro de Formação da Cidade Tiradentes. E lá mesmo começou. Não porque fazíamos o show mas também por isso. Para abrir a estrada e receber o batismo da cantoria, descobrimos partilhar a salinha que nos acolhia com dois músicos: um zabumbeiro de Palmeira dos Índios, terra de Graciliano Ramos e sua Baleia, chão que iremos pisar; e um cantador, cordelista  e violeiro de Pernambuco. Cantador que teve autorizado de próprio Patativa do Assaré o direito de musicar seu poema "A terra é nossa" e ainda incrementar com versos autorais, parido de sua alma nordestina. Ali mesmo ele cantou. Ali mesmo ele tocou:  

"Se a terra foi Deus quem fez
E é obra da criação
Deve cada camponês
Ter sua faixa de chão".

E sentimos que essa nova etapa, nossa Residência Pelo Mundo do Brasil estava inaugurada pela poesia dos bons encontros. E cá estamos em Paulo Afonso, na chegança com aroma de chuva e vista do Velho Chico. E talvez tudo comece antes mesmo de começar porque ainda não estamos no circuito do Concerto. Estamos aqui para brincar de outra brincadeira. Pra brincar de "Cante lá" e de "Ledores no Breu". E também de encontros, de oficinas, de caminhada.

E hoje embaixo de uma árvore respiramos o ar puro e aconchegante desse nordeste que iremos acompanhar durante quase dois meses. Vagens penduradas sobre nossas cabeças.  Nossas cabeças ainda atordoadas da viagem inciada lá pelas seis da manhã. Pequeninas folhas, gravetinhos e sementes  insistiam em temperar nosso almoço tardio. Teto verde, grávido. Bonita árvore. Bonita chegada.






"Deus fez a grande natura
com tudo quanto ela tem
Mas Deus não passou
a escritura da terra pra ninguém."









Nosso bordado maior, com o "Concerto de Ispinho e Fulô" terá início na próxima semana, em Fortaleza, no estado de Seu Patativa.  Por enquanto seguimos aqui sempre (re) começando.

Ah! Aqui embaixo está o link do catarse para os parceiros que possam nos ajudar. E claro, agradecemos!

 https://www.catarse.me/pt/ciadotijolo


Karen Menatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário