Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012


Oficinas

Agora em julho, iniciamos a  oficina da Cia do Tijolo! Nesses encontros temos a intenção de deixar fluir o universo poético de Garcia Lorca e de como as revoluções atuam direta ou indiretamente em nosso pensar, em nossas ações cotidianas, justamente nesse momento em que o mundo passa por grandes transformações políticas e sociais e de valores...ou ainda: Será mesmo que passa por tais mudanças?
 
Temos como ponto de partida algumas das reflexões que nossa nova montagem, ainda com o título de "Cantata para um Bastidor de Utopias", nos propõe: Pra que serve a utopia? Para que, de fato serve a poesia? Tudo isso tem resposta objetiva? Talvez sim, provavelmente não! São essas questões que nos acompanham como artistas e pensadores do mundo em que vivemos! Por quantas vezes bordamos nossas bandeiras em nome do que acreditamos e por quantas outras elas são reflexo de minha mãe ou ainda de minha sociedade?! E corre o meu sangue...
No inspirador texto de Lorca, "Mariana Pineda", a personagem título borda a bandeira da liberdade espanhola. Ela é presa. Entre delatar seus parceiros e morrer,ela é morta. Diz Mariana, que prefere morrer ao deixar um mundo sem liberdade para seus filhos.
Que liberdade é essa? Se algum dia chegarmos ao seu entendimento profundo teremos discernimento real de escolha? Ouvi, ainda essa semana, um conceito filosófico que diz que o número 1 não existe, e que isso deveria ser ensinado no primeiro dia de aula de matemática nas escolas! Um, o indivíduo (que não se divide) sempre age em relação a algo, seja em relação a lei da gravidade, às condições físicas de seu corpo, ao espaço está inserido...
Ai, essas questões que sempre nos colocam em cheque com nossas ditas "certezas"!!!!!

E diz Eduardo Galeano, em uma de suas entrevistas na qual relembra o que seu amigo cineasta disse quando perguntado sobre o que é utopia: A utopia sempre para que nunca deixemos de caminhar!!!!

E seguindo por essa estrada, abrimos nossa primeira reunião lendo e conversando sobre uma das conferências de Lorca," A teoria e prática do duende". Pano pra manga....

http://www.grupotempo.com.br/tex_lorca.html


São dez as pessoas que toparam essa descoberta e troca conosco! Atores e atrizes que tem como trajetória a busca da linguagem poética e o questionamento artístico latente em sua pesquisa!

Troca de ideias, ideais e suores!
Obrigada a todas e comecemos nossa caminhada!




   

2 comentários:

  1. Bom dia

    Sou representante da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e gostaria de saber se existe a possibilidade de entrarmos em contato para possível contratação de espetáculo para um evento que estamos organizando para professores.

    Por favor entrar em contato:
    Luciana
    luciana.fakri@edunet.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luciana!
    Tudo bem com você? Obrigada pelo contato!!!

    Passei o seu e-mail para a nossa produtora, Juliana Gomes, que entrará em contato com você!Esperamos que dê tudo certo.

    Abraços,
    Karen Menatti, Cia do Tijolo.

    ResponderExcluir