Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Patativa - Antônio Cícero- MaiaKóvisk

Antonio Cícero

Guardar


Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.
Em cofre não se guarda coisa alguma.
Em cofre perde-se a coisa à vista.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por
admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.
Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por
ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela,
isto é, estar por ela ou ser por ela.
Por isso, melhor se guarda o vôo de um pássaro
Do que de um pássaro sem vôos.
Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica,
por isso se declara e declama um poema:
Para guardá-lo:
Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:
Guarde o que quer que guarda um poema:
Por isso o lance do poema:
Por guardar-se o que se quer guardar.



Dor gravada

Gravador que estás gravando
aqui no nosso ambiente,
tu gravas a minha voz,
o meu verso, o meu repente
mas, gravador, tu não gravas
a dor que o meu peito sente.

Tu gravas em tuas fitas
com a maior perfeição
o timbre da minha voz
e a minha fraca expressão,
mas não gravas a dor
gravada em meu coração.

Gravador, tu és feliz,
e, ai de mim, o que esperar?
Bem pode ser desgravado
quem em tua fita está.
E a dor do meu coração
jamais se desgravará.




Sei o puldo das palavras a sirene das palavras
Não as que se aplaudem do alto dos teatros
Mas as que arrancam caixões da treva
e os põem a caminhar quadrúpedes de cedro
Às vezes as relegam inauditas inéditas
Mas a palavra galopa com a cilha tensa
ressoa os séculos e os trens rastejam
para lamber as mãos calosas da poesia
Sei o pulso das palavras parecem fumaça
Pétalas caídas sob o calcanhar da dança
Mas o homem com lábios alma carcaça.

Um comentário:

  1. Olá, pessoal. Meu nome é Luana Pimentel, sou recifense e estudante de jornalismo. Tenho que fazer uma matéria sobre Paulo Freire e, na minha busca, encontrei o grupo de teatro de vocês que, inclusive, se apresentou ontem no Recife. Gostaria de saber se posso entrevistá-los via e-mail ou telefone (como acharem melhor) sobre como Paulo Freire influenciou na realização do espetáculo de vocês, ou até mesmo na criação do grupo. Como vocês levam o método dele para o palco - é um dos meus questionamentos. Peço encarecidamente que, se lhes interessa - ou não - me deem uma resposta por email (lu_pimentel@hotmail.com). Obrigada. Abs,
    Luana

    ResponderExcluir