Páginas

domingo, 5 de outubro de 2008

Citado por Madalena Freire, filha de Paulo Freire

"Importa aqui recordar a lição de um mestre do Espírito. O ser humano-águia é como um anjo que caiu de seu mundo angelical. Ao cair, perdeu uma das asas. Com uma asa só não pode mais voar. Para voar tem de abraçar-se a outro anjo que também caiu e perdeu uma asa. Em sua infelicidade, os anjos caídos mostram-se solidários. Percebem que podem ajudar-se mutuamente. Para isso, devem se abraçar e completar suas asas. E só assim, abraçados e juntos, com a asa de um e de outro, podem voar. Voar alto rumo ao infinito do desejo."

Um comentário:

  1. Esse texto foi citado por Madalena Freire em uma palestra sobre "A Pedagogia da Experiência". Madalena falava sobre pedagogia e usava termos como "Graça" e a imagem do anjo de uma asa só como metáfora da condição humana.Existe algo de religioso aí.Assim como quando Paulo Freire fala de um Marxismo cristão.
    Pascal dizia que somos seres insuficientes, seres que vivem na des- graça.Somos frágeis, pele fina, velocidade limitada, pequena força, e nossa inteligência não explica os mistérios dos 'espaços infinitos" que nos circundam e angustiam. E existe a fome, a incapacidade de inventar uma convivência justa etc....A opção de Pascal é religiosa. A de leonardo boff é a fraternidade. Existe aqui uma saída humana. Um homem precisa de outro. Somos geneticamente sociais, um homem vai em direção a outro homem. A saida, para Madalena é politico- ético pedagógica.
    Sua risada é memorável tb.

    ResponderExcluir